Começar a vida profissional é uma corrida contra o tempo, com vários obstáculos pelo caminho.
É preciso tomar muitas decisões, encontrar oportunidades que tenham a ver com o que você está buscando e, claro, demonstrar que você tem habilidade e potencial para realizar o trabalho em questão.
“Um profissional deve basear sua vida em princípios imutáveis e atemporais, como a honestidade, caráter, confiança, justiça, ética e respeito”
“A liderança centrada nestes princípios é a chave para desencadear o potencial humano individual”
O que mexe com você? Qual é o seu propósito? Pois quem não encontra algo que possa fazer com prazer, possivelmente, terá uma dificuldade maior para evoluir e conquistar cargos mais altos. “Autoconhecimento é o fator central para iniciar essa jornada profissional ”.
Procurar uma boa formação e se atualizar, o tempo todo, também são atitudes fundamentais. Investir em idiomas é indispensável. Inglês já é obrigatório, ninguém tem como fugir disso. “Parece brincadeira, mas durante toda a vida eu vi profissionais perderem oportunidades por não insistirem em uma formação mais sólida”.
Ter uma boa educação não é privilégio de quem fez uma boa escola até o Ensino Médio. Continuei buscando uma boa formação, porque cada ano investido em educação significa quase um salário mínimo a mais na remuneração de um profissional. “São dados informais que aparecem de forma evidente nas pesquisas que temos feito no mercado de trabalho”.
Ter resiliência é não se incomodar tanto com os problemas que aparecerão em sua vida. Quem deseja ser um executivo de sucesso precisa entendê-los como etapas para a evolução profissional. “Por vezes, o resultado não é tão rápido quanto o esperado e a pessoa acaba deixando uma proposta de trabalho passar, prejudicando a evolução profissional”.
E que as empresas precisam de profissionais com iniciativa, competitividade, autonomia e que também estejam dispostos a cumprirem ordens todos sabem, mas como ninguém quer ser um robô dentro de uma organização, não custa nada fazer as coisas de um jeitinho único. Por isso, pense e inove. Faça diferente!
“Saia do lugar comum e se torne alguém incomum. Obedeça, mas busque sua realização pessoal e profissional”.
Em entrevistas de seleção e dinâmicas de grupo, as empresas buscam pessoas que tenham capacidade de lidar com situações problemáticas e oferecer alternativas. “Queremos profissionais que se mostrem disponíveis para o trabalho e aprendizagem”, afirma. O profissional que cresce não é aquele que tem competência mais técnica, mas aquele que é “rainmaker”, ou seja, a pessoa que faz chover. “É quem tem atitude, quem observa os colegas e consegue mudar o contexto”.
Por fim, quem quiser realmente ser bem-sucedido deve se lembrar de três fatos: a criatividade substituiu a força, a motivação substituiu o medo e o trabalho em equipe ocupou o lugar do individualismo. Por isso, se você ainda não se adaptou a essa realidade, aproveite para mudar.
“Muitos profissionais ainda não deram conta dessas mudanças e continuam buscando empregos que não existem mais. A reciclagem de conhecimento é necessária para quem deseja investir na própria evolução profissional”.
Aceitar desafios pode ser uma maneira de dar um upgrade em sua carreira. O que você acha de passar dois anos na África? Muita gente escolhe o caminho mais óbvio e desvia de oportunidades que representam grandes riscos. “Essas oportunidades, que hoje parecem arriscadas, podem se tornar o grande diferencial de sua carreira”.
Desde cedo muitos alunos começam a pensar em possíveis profissões que gostariam de seguir, muitas vezes influenciados pelos pais, tios ou amigos da família.
Entretanto, a maior dificuldade que encontram é na definição de uma profissão porque, geralmente, faltam a eles informações precisas e orientação adequada para essa escolha. Por esse motivo muitos alunos, após iniciarem um curso superior, chegam à conclusão de que não era bem aquilo que imaginavam para a profissão escolhida e acabam por abandonar o curso.
Mesmo em época de pleno emprego, as empresas encontram enormes dificuldades de contratar pessoas qualificadas no Brasil. Existem profissionais com pouco conhecimento técnico necessário para exercer as muitas funções.
O período de escolha profissional é um caminho repleto de obstáculos a serem vencidos. O adolescente pode receber influências e pressões familiares, ser muito cobrado, ouvir “verdades prontas” de muitas pessoas que desejam opinar sobre o que ele deve fazer para o resto da vida. Além disso, a adolescência é um período de dúvidas e angústias naturalmente, sobre si mesmo, o grupo, o próprio corpo, entre milhares de outras questões.
Muitos jovens escolhem uma profissão sem vontade real, baseados em falsas ideias, nas expectativas dos pais ou em aspirações de conquistas materiais. Por isso, lhes falta o que chamo de “brilho nos olhos”. E não são esses os profissionais que o mercado de trabalho brasileiro quer e precisa para vencer os desafios impostos por um mundo cada vez mais globalizado.
Temos ainda a considerar que a lista de profissões hoje existente é enorme. Antigamente havia somente profissões bem definidas e em menor número, como, por exemplo, Medicina, Direito, Magistério. Atualmente essas profissões têm várias especializações e muitas áreas novas de trabalho foram criadas baseadas principalmente na informática. Outro fator importante é a tradição familiar que obrigava os jovens a optar pela profissão de seus pais, tios ou avós. Atualmente, essa tradição foi praticamente esquecida, pois o leque de profissões é enorme e não se dá mais tanta ênfase à tradição.
A escolha tornou-se, portanto, mais difícil. Além disso, a maioria dos jovens de hoje valoriza mais a boa remuneração, o prestígio e o status social que a profissão escolhida poderá lhes proporcionar. Faz-se então necessário buscar informações sobre novas carreiras e os respectivos cursos, o que poderá ser feito por meio de entrevistas com profissionais da área, visitas às instalações desses cursos nas faculdades e, principalmente, buscar auxílio no Centro de orientação profissional. Nele o aluno poderá desenvolver seu autoconhecimento para saber quais são suas habilidades e potencialidades, bem como suas reais possibilidades de seguir essa ou aquela profissão.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as empresas exigem profissionais cada vez mais preparados e qualificados. Por isso, para conquistar uma boa posição profissional e uma carreira de sucesso, é preciso ter força de vontade e buscar, constantemente, a ampliação dos conhecimentos e o aperfeiçoamento das habilidades .São milhares de caminhos a seguir no mercado de trabalho atual. Diversas escolhas em diversas áreas e suas ramificações.
Entre as carreiras com maior remuneração e mais reconhecidas no Brasil atualmente, estão:
Medicina, Engenharia, administração, Direito, Ciências Econômicas e Contábeis, Cursos da Área de Comunicação.
Contudo, escolher uma dessas carreiras profissionais não é garantia de sucesso. Listamos 5 desafios fundamentais que precisam ser superados para ser bem-sucedido no profissionalmente.
O primeiro deles é ultrapassar os obstáculos, convertendo os fatores negativos em positivos, a fim de solucionar problemas e aprender com as dificuldades. É importante nunca deixar as dificuldades tomarem conta de sua vida, saber separá-las e enfrentá-las de forma paciente e organizada, afinal, é com elas que aprendemos a lidar com as situações mais variadas que a vida nos proporciona.
O segundo desafio é a automotivação, ou seja, encontrar estímulos internos para realizar as atividades profissionais. Para isso, é fundamental ajustar os objetivos pessoais com os objetivos da empresa e buscar conhecer as próprias habilidades para superar limitações e alcançar tudo o que deseja.
Em terceiro lugar está o desafio da comunicação, um dos maiores no ambiente corporativo. Um bom profissional precisa saber expressar suas ideias e fazer-se compreender, tanto na relação com os colegas de trabalho quanto com os clientes da empresa. Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso corporativo e individual.
O quarto desafio é desenvolver a capacidade de adaptar-se às mudanças. A flexibilidade é um talento muito apreciado pelos gestores hoje em dia. Um profissional resiliente é capaz de encarar a diversidade de opiniões e os problemas como oportunidades de crescimento e, por isso, possui uma visão mais ampla diante de situações difíceis.
O quinto desafio para uma carreira profissional bem-sucedida é a capacidade de gerenciar o tempo de forma eficiente. Isso também envolve as habilidades de definir prioridades e de delegar tarefas para otimizar o trabalho.Com o coaching, você consegue superar todos esses desafios e desenvolve ao máximo suas potencialidades profissionais para alcançar uma carreira de sucesso. O coach, profissional devidamente habilitado para aplicar as técnicas de coaching, irá ajudá-lo a descobrir e aprimorar seus talentos, definir metas de forma mais assertiva e traçar melhores estratégias para alcançar resultados mais positivos em um menor período de tempo.
Por tudo o que foi dito acima pode-se perceber que a escolha da profissão não deverá ser baseada apenas na vocação e na oportunidade de boa remuneração.
A questão financeira é muito importante em nossa sociedade, porém, não é tudo. O importante mesmo é nos sentirmos felizes quando fazemos aquilo de que gostamos, porque, seguramente, seremos bons profissionais e faremos jus a uma boa remuneração.
E saia na Frente.
@Visual Mídia – Jaguaquara – Ba – | Todos os Direitos Reservados