O sucesso é uma idealização individual e particular, mas que todo profissional almeja atingir. Sua definição é variável e, enquanto para alguns significa chegar ao posto máximo da empresa em que faz parte, para outros pode ser apenas o mesmo que exercer sua função da melhor maneira possível.
Cada pessoa tem uma idealização de sucesso diferente. Por isso, não há um caminho específico e nem regras engessadas para conquistá-lo. No entanto, existem comportamentos e atitudes que, aplicadas a qualquer contexto, contribuem significativamente para o desenvolvimento da carreira.
O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, e as empresas buscam diferentes formas de se destacarem no mercado e, assim, manter a lucratividade saudável. Nesse sentido, as organizações têm dado uma atenção cada vez maior à qualidade de seus funcionários, valorizando os que apresentam desempenho acima da média.
Ter capacitação é essencial, mas o grande diferencial de um profissional de sucesso está na maneira como ele utiliza os conhecimentos adquiridos para aproveitar as oportunidades e sanar as necessidades do mercado.
Confira a lista feita pelo site americano “Business Insider” e entenda o que difere as pessoas de sucesso e as malsucedidas:
1) Profissionais de sucesso abraçam mudanças. Profissionais malsucedidos temem mudar
Devido ao rápido avanço da tecnologia, é indispensável que as pessoas estejam dispostas a aceitar mudanças e se adaptar, ao invés de negá-las ou se esconder delas. Pessoas de sucesso são capazes disso.
2) Profissionais de sucesso falam sobre ideias. Profissionais malsucedidos falam sobre pessoas
Ao invés de fazer fofocas sobre outras pessoas – algo que não leva a lugar nenhum –, os profissionais bem-sucedidos discutem ideias. Esta atitude faz com que eles sejam capazes de aprender e crescer com os novos conceitos.
3) Profissionais de sucesso assumem a responsabilidade por seus erros. Profissionais malsucedidos culpam os outros
Pessoas que se destacam no mundo dos negócios também passam por altos e baixos ao longo de suas carreiras. A diferença é que eles sempre assumem a responsabilidade pelos erros que cometeram. Culpar os outros não vai resolver a situação.
4) Profissionais de sucesso dão crédito a quem merece. Profissionais malsucedidos pegam o crédito dos outros
Deixar as pessoas terem seus momentos para brilhar faz com que elas sintam-se motivadas e, consequentemente, também faz com que elas te vejam como um líder melhor.
6) Profissionais de sucesso pensam em como ajudar os outros. Profissionais malsucedidos pensam em como ajudar a si próprios
Perguntar “como posso te ajudar?” ao invés de “como você pode me ajudar?”. Oferecer assistência faz com que as pessoas sintam-se mais próximas de você e dispostas a te ajudar quando você precisar.
7) Profissionais de sucesso perguntam por aquilo que eles querem. Profissionais malsucedidos têm medo de ouvir “não”
Não deixe a possibilidade de rejeição te impedir de perguntar pelas coisas que realmente deseja. Se você quer ter sucesso, deve esquecer o medo de uma negativa e sempre buscar a resposta positiva.
8) Profissionais de sucesso entendem a si próprios. Profissionais malsucedidos não se importam com a introspecção
Para ser bem-sucedido, é preciso entender suas motivações, o que molda suas atitudes e como melhor interagir com as pessoas.
9) Profissionais de sucesso sempre escutam. Profissionais malsucedidos falam demais
A habilidade mais importante no mundo dos negócios é saber escutar. Quanto menos você falar, mais facilmente vai persuadir outras pessoas a gostar das suas ideias.
10) Profissionais de sucesso têm atitudes positivas. Profissionais malsucedidos são frequentemente negativos
Uma atitude positiva é contagiosa, especialmente quando vem de um líder. Se você exala positividade, atrai aqueles que querem se sentir como você.
Fonte: Economia – iG @ https://economia.ig.com.br/carreiras/2016-03-10/as-10-principais-diferencas-entre-profissionais-de-sucesso-e-malsucedidos.html
E saia na Frente.
@Visual Mídia – Jaguaquara – Ba – | Todos os Direitos Reservados