A era digital e o mercado de trabalho – Visual Mídia – Formação Profissional – Jaguaquara

A era digital e o mercado de trabalho

Começar a vida profissional é uma corrida contra o tempo, com vários obstáculos pelo caminho.

É preciso tomar muitas decisões, encontrar oportunidades que tenham a ver com o que você está buscando e, claro, demonstrar que você tem habilidade e potencial para realizar o trabalho em questão.

Atitudes essenciais para começar a vida profissional

“Um profissional deve basear sua vida em princípios imutáveis e atemporais, como a honestidade, caráter, confiança, justiça, ética e respeito”

“A liderança centrada nestes princípios é a chave para desencadear o potencial humano individual”

1 – Comece olhando para você mesmo

O que mexe com você? Qual é o seu propósito? Pois quem não encontra algo que possa fazer com prazer, possivelmente, terá uma dificuldade maior para evoluir e conquistar cargos mais altos. “Autoconhecimento é o fator central para iniciar essa jornada profissional ”.

2 – Invista em uma boa formação

Procurar uma boa formação e se atualizar, o tempo todo, também são atitudes fundamentais. Investir em idiomas é indispensável. Inglês já é obrigatório, ninguém tem como fugir disso. “Parece brincadeira, mas durante toda a vida eu vi profissionais perderem oportunidades por não insistirem em uma formação mais sólida”.

Ter uma boa educação não é privilégio de quem fez uma boa escola até o Ensino Médio. Continuei buscando uma boa formação, porque cada ano investido em educação significa quase um salário mínimo a mais na remuneração de um profissional. “São dados informais que aparecem de forma evidente nas pesquisas que temos feito no mercado de trabalho”.

3 – Tenha resiliência

Ter resiliência é não se incomodar tanto com os problemas que aparecerão em sua vida. Quem deseja ser um executivo de sucesso precisa entendê-los como etapas para a evolução profissional. “Por vezes, o resultado não é tão rápido quanto o esperado e a pessoa acaba deixando uma proposta de trabalho passar, prejudicando a evolução profissional”.

4 – Seja diferente, mas inove!

E que as empresas precisam de profissionais com iniciativa, competitividade, autonomia e que também estejam dispostos a cumprirem ordens todos sabem, mas como ninguém quer ser um robô dentro de uma organização, não custa nada fazer as coisas de um jeitinho único. Por isso, pense e inove. Faça diferente!

“Saia do lugar comum e se torne alguém incomum. Obedeça, mas busque sua realização pessoal e profissional”.

5 – Mostre que você tem capacidade de fazer acontecer

Em entrevistas de seleção e dinâmicas de grupo, as empresas buscam pessoas que tenham capacidade de lidar com situações problemáticas e oferecer alternativas. “Queremos profissionais que se mostrem disponíveis para o trabalho e aprendizagem”, afirma. O profissional que cresce não é aquele que tem competência mais técnica, mas aquele que é “rainmaker”, ou seja, a pessoa que faz chover. “É quem tem atitude, quem observa os colegas e consegue mudar o contexto”.

6 – Assuma sua carreira

Por fim, quem quiser realmente ser bem-sucedido deve se lembrar de três fatos: a criatividade substituiu a força, a motivação substituiu o medo e o trabalho em equipe ocupou o lugar do individualismo. Por isso, se você ainda não se adaptou a essa realidade, aproveite para mudar.

“Muitos profissionais ainda não deram conta dessas mudanças e continuam buscando empregos que não existem mais. A reciclagem de conhecimento é necessária para quem deseja investir na própria evolução profissional”.

7 – Aceite desafios

Aceitar desafios pode ser uma maneira de dar um upgrade em sua carreira. O que você acha de passar dois anos na África? Muita gente escolhe o caminho mais óbvio e desvia de oportunidades que representam grandes riscos. “Essas oportunidades, que hoje parecem arriscadas, podem se tornar o grande diferencial de sua carreira”.

Mundo digital

A globalização digital há um bom tempo invadiu o cotidiano de grande parte do mundo e, como não poderia deixar de ser, chegou no mercado de trabalho trazendo uma grande quantidade de avanços tecnológicos e muita complicação para quem sempre foi acostumado a exercer suas funções. A adaptação e facilidades que a era digital traz para a vida cotidiana nos dias de hoje são ilimitadas, há ainda a questão do desequilíbrio que a tecnologia pode trazer para a relação entre vida pessoal e trabalho.

Hoje em dia já existe estabelecimentos e programas especiais para que seja feita uma espécie de desintoxicação nos que sofrem com episódios deste tipo, onde os friccionados passam por um período em que trocam seus computadores, telefones, tablets, smartphones e relógios por atividades ao ar livre onde a interação com outras pessoas é o objetivo principal. Faz parte das tarefas dos atuantes no setor de recursos humanos a identificação de soluções para que a era digital não interfira de maneira negativa na vida de colaboradores e funcionários, podendo tirar proveito de todas as facilidades oferecidas pelas novas descobertas da tecnologia sem que isso crie maus hábitos ou atrapalhe a vida pessoal dos empregados.

Evolução tecnológica

Às tecnologias evoluíram, com isso o mundo do trabalho também passa por uma série de transformações algumas profissões já deixaram de existir, e outras não devem durar muito, seja porque terão suas funções substituídas por máquinas ou por não fazerem mais sentido no novo contexto do mercado, várias outras funções, no entanto, têm surgido, devido às novas demandas do cenário que está sendo construído. E, nessa era, o meio digital já é o grande nicho de oportunidades.

A cultura digital

A cultura da conexão móvel, internet, e os novos hábitos que a presença desses fatores na sociedade têm gerado criam cotidianamente novas necessidades. Para supri-las, surgem novos profissionais. Prova disso é que em todas as listas de profissões do futuro divulgadas nos últimos anos estão atividades como as de analista de mídias sociais, desenvolvedor de apps, entre outras. A era digital redefine a maneira como as empresas vão desenvolver o trabalho dos mais tradicionais aos atuais que abarcam não só ás novas profissões, mas também ás mais antigas.

Profissões da era digital

Especialista em Marketing Digital

O marketing digital é uma das muitas que tem visto mudanças fenomenais durante a última década e continua crescendo e atraindo novos modos de pensar e agir, o marketing digital vem dando possibilidade de você aprender a construir o seu próprio negócio digital. Saímos de um universo onde o marketing ocorria offline para uma realidade onde o que acontece na web é um grande formador de opiniões. Hoje temos de um simples e-mail a campanhas em massa em redes sociais ou até mesmo marketing de busca e todas as outras vertentes do marketing digital. Tudo trabalhando para promover produtos e alcançar os consumidores de modo muito mais direto e específico.

Gestor de Mídia Social

Seria loucura imaginar a sociedade atual sem Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Instagram e tantas outras mídias sociais. É pensar numa verdadeira ilusão, com o advento das redes sociais, empresas de todos os seguimentos querem estar presentes em todas as plataformas. Quase três quartos dos adultos online hoje estão em mídias sociais e os números crescem a cada dia isso trouxe consigo empregos como um gerenciador de mídia social, cuja única responsabilidade é a gestão de redes sociais de uma empresa. A importância dos meios de comunicação social só foi reconhecida nos últimos anos. Felizmente, aqueles que estavam conectados viram nesse mercado uma grande carreira entre as profissões da era digital.

Blogueiro

Os diários online, mais conhecido como blogs surgiram no início de 2000, e começou a ganhar um público muito mais amplo ao longo das décadas. Às pessoas começaram a ganhar dinheiro a partir de acessos em seu Blog e com o programa de afiliados, isso fica cada vez mais rentável.

Há bastante gente sem informação que não considera o blogger uma entre as profissões da era digital. Se pararmos para pensar não é muito difícil reverter esse pensamento, é só imaginar: quantos tipos de “hobby” se tornam fonte de renda? O mesmo vale para esse produto. É um mercado aquecido, mas que precisa de muito talento e criatividade para ter destaque. Já conseguimos identificar muitos produtos repetidos, que prometem algo novo, mas no fim são duplicações de conteúdo com novas caras. Então se você pretende ingressar nessa carreira pense em algo que ainda não foi dito ou pense em fazer algo da forma que ninguém pensou.

A tendência do atual mercado de trabalho

O novo mercado de trabalho exige uma mudança sistémica na educação e formação, uma vez que as necessidades do negócio são redesenhadas continuamente pela tecnologia, criando lacunas de competências que as pessoas terão de enfrentar. As empresas de recursos humanos têm de acompanhar este processo de transformação para garantir o reequilíbrio do mundo do trabalho com esta revolução digital.

Em linha com as tendências apontadas nos novos estudos, ás empresas terão que apresentar iniciativas para mudar o mundo do trabalho ou seja inovações, para a qual procura ideias, projetos, start-ups e mesmo empresas que façam a diferença no sector dos Recursos Humanos. O objectivo da iniciativa é encontrar projetos que possam ser incubados e, assim, acelerarem para o mercado, demonstrando que a tecnologia pode transformar o mundo do trabalho.

Conheça os cursos que a Visual Mídia oferece

E saia na Frente.

Informática e Tecnologia

Design Gráfico e Web Games

Empresariais

Saúde e Beleza

Compartilhe este post com um amigo (a).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print