Profissões: como escolher o curso superior – Visual Mídia – Formação Profissional – Jaguaquara

Profissões: como escolher o curso superior

Começar a vida profissional é uma corrida contra o tempo, com vários obstáculos pelo caminho.

É preciso tomar muitas decisões, encontrar oportunidades que tenham a ver com o que você está buscando e, claro, demonstrar que você tem habilidade e potencial para realizar o trabalho em questão.

Várias pessoas se arrependem do curso que escolheram e começam uma segunda (ou terceira) faculdade, em busca do caminho certo. Para te ajudar a ter mais clareza no momento dessa escolha, preparamos este Guia de Profissões.

Como escolher o seu curso

Aqui vamos apresentar dicas para escolher um curso de graduação. Você com certeza vai ficar mais seguro para fazer a sua escolha!

Para escolher um curso de graduação você deve considerar tanto o que vai estudar na faculdade quanto a rotina profissional que terá depois de formado. Por isso, além de conhecer aspectos do curso e do mercado de trabalho, um elemento fundamental dessa escolha é o autoconhecimento!

Conhecer-se

Nada melhor na vida do que o autoconhecimento. Ir se descobrindo aos poucos, de forma natural, é de suma importância para a tomada de todas as suas decisões. Assim você não erra na escolha da faculdade.

Nesse processo de autoconhecimento e de olhar para si, você vai sabendo as suas limitações, os seus gostos, e tudo vai ficando mais fácil. Veja aqui como descobrir os seus objetivos pessoais para ajudar na escolha do curso de graduação.

 Possibilidades

Nessa etapa de escolher uma profissão é legal que você leia a respeito das possibilidades. Veja quais são os profissionais que mais chamam a sua atenção, que despertam sua curiosidade e pesquise sobre eles e sua trajetória profissional!

Uma ótima dica é fazer uma visita a uma universidade que tenha o curso que você tem em mente para tirar as suas dúvidas. Pergunte sobre as principais matérias estudadas durante a faculdade e as perspectivas de atuação profissional. Conversar com alguém com experiência sempre abre a nossa mente para possibilidades que não imaginávamos!

Conheça seus pontos fracos

Imagine uma pessoa desavisada que entra na faculdade de engenharia sendo péssima em matemática. Ou um médico que, na verdade, detesta biologia. Ou então um psicólogo antissocial. Já pensou?

Saber quais são os seus pontos fracos e as disciplinas ou assuntos que você não suportaria ter que lidar todos os dias com certeza ajuda bastante!

Afinal, tendo uma lista do que você não quer ou não gosta, a escolha já fica mais fácil, nem que seja por eliminação mesmo.

Orientação vocacional ajuda

Se você não consegue se decidir, o ideal é procurar alguém, de preferência um profissional que possa guiar você nesse momento de escolhas.

A orientação vocacional é importante, porque clareia a sua visão, tendo em vista a sua pouca experiência. Esse profissional provavelmente já terá tido contato com pessoas com o mesmo dilema que você está enfrentando e saberá ter orientar na escolha do curso.

É importante ressaltar que ninguém vai fazer a escolha por você! O papel do orientador vocacional é ajudar o estudante a pensar com clareza sobre onde se vê no futuro, com o que gostaria de trabalhar e o que precisa fazer para chegar lá.

Conheça os cursos que a Visual Mídia oferece

E saia na Frente.

Informática e Tecnologia

Design Gráfico e Web Games

Empresariais

Saúde e Beleza

Compartilhe este post com um amigo (a).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print