Você esta preparado para uma entrevista de emprego – Visual Mídia – Formação Profissional – Jaguaquara

Você esta preparado para uma entrevista de emprego

Esteja preparado para a entrevista de emprego

Você sabe como se portar em uma entrevista de emprego? Como se preparar, o que dizer, o que vestir, como cumprimentar o entrevistador… São questões que parecem simples, mas que fazem toda a diferença para o sucesso de um processo seletivo.

Após o envio do currículo, a espera por uma resposta e um convite para a entrevista é um momento de grande expectativa para qualquer candidato. Porém, quando acontece, é bom estar preparado para causar uma boa impressão para garantir a vaga. Outro fator importante é evidenciar o seu interesse pela vaga, fazendo perguntas pertinentes sobre o que a empresa espera para o candidato que vai ocupá-la, mas algumas perguntas podem ser evitadas, como tempo para ter um aumento, quando poderá tirar férias, entre outras.

É bom estar preparado ao chegar à entrevista, por isso separe um tempo para estudar a vaga. Veja quais os requisitos da vaga, qual a área de atuação da empresa, procurando seu histórico e toda informação que possa te ajudar na hora em que estiver de frente com o entrevistador. Mostrar que você teve interesse em conhecer um pouco mais da empresa antes da entrevista pode ser um ponto positivo a mais. Saber a realidade atual do mercado em que ela atua também pode ajudar.

Para mandar bem nesta etapa, além de respirar fundo, você precisa pensar no que vai dizer, na forma como vai organizar sua fala e se preparar para as mais variadas perguntas.

5 Dicas como dar o seu melhor na entrevista de emprego

1. Preparando a memória

Dias antes da entrevista de emprego, pare para pensar nas situações mais importantes da sua vida profissional. O ideal é que você selecione de 5 a 10 situações e avalie o papel que você desempenhou em cada uma, o que você aprendeu, quais foram os desafios etc. “Essa dica é muito importante para quem vai passar por uma entrevista por competência.

Isso porque, na hora do vamos ver, você pode estar nervoso e não se lembrar dos melhores exemplos para contar. Quando selecionar essas situações, observe que cada uma pode se encaixar em diversas competências – liderança, trabalho em equipe, comunicação, resiliência etc. É a melhor forma de você se preparar já que nunca vai saber ao certo que pergunta terá de responder na hora.

2. Para quem não tem experiência profissional

Se você nunca trabalhou, pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou em família, por exemplo. O importante é explorar as experiências que você já passou,   E aqui valem os trabalhos em grupo da faculdade, a viagem com os amigos, o intercâmbio que fez sozinho, a festa que organizou etc.

3. Método “estrela”

Na entrevista de emprego, principalmente para quem já tem bastante experiência profissional, é sempre importante mostrar resultados. Para apresentar suas entregas e realizações profissionais você pode utilizar a técnica STAR,  “Dessa forma, você consegue mostrar uma sequência lógica e estruturada de suas conquistas”.

4. Fazendo a lição de casa

Outra questão que frequentemente aparece nas entrevistas é “por que você quer trabalhar aqui?”. Pode parecer uma perguntinha, mas por trás dela existe a vontade de a empresa encontrar profissionais com valores alinhados aos seus.

Pode acreditar que não existe resposta pronta para essa questão. Para respondê-la, você tem, sim, de fazer a lição de casa e pesquisar tudo o que puder sobre a empresa – desde o setor em que ela atua, suas características de gestão, seus dados financeiros, seus desafios, seus concorrentes etc.

“Muita gente confunde a empresa com a marca e responde que é consumidor da marca desde criança e sempre sonhou em trabalhar na empresa saiba não é isso que o entrevistador quer saber. Ele quer ver se você acha bacana o horário flexível que a empresa oferece, por exemplo, ou a sua informalidade entre chefes e subordinados.

5. Perguntas são bem-vindas (e bem vistas)

Não é apenas respondendo as perguntas do entrevistador da melhor forma que você pode ganhar pontos com ele. Sabia? Outra estratégia bem interessante é a de fazer perguntas que demonstrem primeiramente que você pesquisou informações sobre a empresa e, em seguida, que tem interesse pela empresa e pela vaga em questão.

Para começar, tome o cuidado de não perguntar coisas que você poderia saber dando uma simples busca pela internet. Se a entrevista for para uma oportunidade de trainee, por exemplo, você pode perguntar como é a retenção dos talentos na empresa. “Pergunte, por exemplo, quantos trainees a empresa teve no programa anterior, quantos permanecem lá, quantos viraram gestores”.

Após a entrevista, é normal ficar ansioso por uma resposta. Mas nesse momento também é preciso ter calma. Você pode até perguntar se há uma data para retorno durante a entrevista, mas se não houver, lembre-se de que o recrutador tem processos a respeitar na empresa, e você provavelmente não será o único entrevistado. Continue com a sua programação e não deposite todas as suas fichas nesta vaga.

Conheça os cursos que a Visual Mídia oferece

E saia na Frente.

Informática e Tecnologia

Design Gráfico e Web Games

Empresariais

Saúde e Beleza

Compartilhe este post com um amigo (a).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print