Escolher entre um curso profissionalizante ou faculdade é uma decisão importante para quem deseja construir uma carreira e garantir uma oportunidade no mercado de trabalho.
No entanto, essa decisão pode não ser uma tarefa muito fácil, já que é uma escolha muito importante e que vai definir o seu futuro profissional. Portanto, conhecer as diferenças entre ambos os cursos é essencial.
Com a decisão certa, você aumenta as suas chances de ter sucesso nos seus estudos, bem como reduz a possibilidade de arrependimentos no futuro. Para ajudar nessa importante escolha, separamos tudo sobre o assunto. Acompanhe!
O curso profissionalizante é voltado à preparação do aluno para atuar no mercado de trabalho, com foco em determinada área. Tem uma grade curricular enxuta, o que torna possível uma formação prática, mais rápida e voltada para o profissional, não aprofundando em conhecimentos teóricos.
Por essa razão, o curso profissionalizante é uma opção para ingressar de forma rápida no mercado de trabalho. Existem, ainda, os cursos técnicos que oferecem capacitação profissional, sem obrigatoriedade do aluno estar matriculado no Ensino Médio —. São os chamados cursos profissionalizantes livres, cuja duração varia de horas a meses.
A faculdade é onde os alunos estudam para cursos superiores. Cada curso tem uma duração média de quatro anos, a depender da grade curricular. Esses cursos são voltados para quem deseja ter uma formação mais completa, em um só período do dia ou de dedicação integral.
Os cursos dividem-se em três tipos:
Para quem tem pressa de entrar no mercado de trabalho e garantir uma boa remuneração logo nos primeiros meses, o curso profissionalizante pode ser uma boa saída. Isso porque ele preparar para o mercado de trabalho de forma prática e também exige menos investimento financeiro.
Já a faculdade requer um investimento alto, além da média de duração dos cursos serem de quatro anos. Existe a possibilidade de entrar em universidades públicas, no entanto, as vagas são muito concorridas.
Outro fator que deve ser levado em consideração, é que muitos cursos de graduação exigem que você passe por estágios, que podem não ser remunerados ou pagarem mal. Dessa forma, planeje-se para isso também.
Portanto, uma boa alternativa é fazer um curso profissionalizante, garantir a sua vaga no mercado de trabalho e cursar uma faculdade depois, quando você estiver com condições financeiras para poder arcar com os custos.
Se você gostou deste post sobre curso profissionalizante ou faculdade, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam interagir com o tema!
E saia na Frente.
@Visual Mídia – Jaguaquara – Ba – | Todos os Direitos Reservados